(10.05.2019) A vice-governadora Daniela Reinehr assinou nesta sexta-feira, 10, um termo de cooperação para que Santa Catarina passe a fazer parte do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Sul (CIISPR-Sul). A estrutura, com sede em Curitiba, no Paraná, foi ativada em evento no fim da tarde no Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e do governador em exercício do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira.

Em seu discurso, a vice-governadora destacou que o centro integrado é um passo importante para o avanço do setor de inteligência e pode contribuir para uma queda ainda mais acentuada dos índices de criminalidade. Além disso, salientou Santa Catarina será parceira de iniciativas em qualquer área que levem a uma melhora da prestação dos serviços públicos.

“Nós acreditamos em parceria. O que cada Estado tem de melhor será compartilhado aqui. Temos certeza que muito em breve vamos colher excelentes resultados na segurança pública no Sul do Brasil e em todo país”, afirmou Daniela Reinehr.

A vice-governadora também destacou a criação do Colegiado Superior da Segurança Pública em Santa Catarina. O atual presidente do conselho, coronel Araújo Gomes, também foi ao evento no Paraná e listou vantagens que a nova estrutura vai trazer: “Esse centro vai trazer muitos benefícios para Santa Catarina. Nós vamos ter acesso a todas as ferramentas aqui utilizadas por demanda quando houver necessidade e acesso a relatórios periódicos que vão embasar o combate às organizações criminosas”.

Como membro do centro integrado, Santa Catarina ajudará com a manutenção da estrutura e cederá agentes, em especial nas áreas de inteligência e tecnologia da informação. Um delegado catarinense também coordenará um dos setores do Centro.

O CIISP-Sul funcionará no prédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp), no Centro Cívico. Além de agentes da segurança pública dos três estados do Sul, a estrutura reunirá representantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e de outros órgãos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Para o Delegado-Geral da Polícia Civil de SC, Paulo Koerich, "a instalação do Centro é um avanço nas ações de Segurança Pública, principalmente no que se refere à Inteligência. Haverá um avanço, um reforço, nas ações dos três Estados que terão representantes ativos no Centro  numa conjugação de esforços diária para atender as demandas que se fazem necessárias.", declarou. "Para Santa Catarina representa uma melhoria nos serviços de Inteligência e ter essa Inteligência a serviço do Estado, porque sem ela não é possível planejar as ações de segurança pública", completa o Delegado-Geral.

Também acompanharam a instalação do CIISPR-Sul, os Delegados Alfeu Orben, Diretor da DIPC (Diretoria de Inteligência); Fernando Mendes, coordenador da CTCI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação); Mauro Cândido dos Santos Rodrigues, integrante do Conselho de Segurança Institucional do TJSC; e Procópio Batista Neto, da DPCo de Barra Velha.

Último a falar, o presidente Bolsonaro destacou que os índices de criminalidade estão em queda em todo o país e que aposta no setor de inteligência para aprofundar ainda mais essa queda.

Texto: Leonardo Gorges - Secretaria de Estado da Comunicação
Foto: James Tavares - Secom/SC

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações.