Florianópolis (07.03.2018) - O secretário de Estado da Segurança Pública, professor Alceu de Oliveira Pinto Júnior, participou na noite de terça-feira, 6, da palestra promovida pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – Acif.  Na condição de convidado, o secretário fez um diagnóstico da Segurança Pública, seus desafios, projetos e a busca por soluções conjuntas, práticas e dinâmicas que possam ser implementadas a fim de reduzir a criminalidade e aumentar a paz social e a tranquilidade dos moradores de Florianópolis.

Também apresentou a estrutura administrativa da SSP que conta hoje com um efetivo de  17.079 profissionais distribuídos entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias e Detran. Destacou, em sua fala,  os investimentos em tecnologia, a política de reposição dos efetivos policiais,  equipamentos e o projeto Bem-Te-Vi de Videomonitoramento.

Sobre este projeto destacou que Santa Catarina conta hoje são 2.521ccâmeras de vigilância, instaladas em 116 municípios. O projeto, que começou em 2010 com 356 câmeras em 9 cidades, hoje é uma realidade. Sobre a criminalidade, o Secretário reforçou o compromisso do governo com a política de ostensividade e redução dos indicadores criminais.

Nos dois primeiros meses deste ano houve redução de 17% no número de mortes violentas em Florianópolis e Joinville, as duas cidades que registram maior incidência de assassinatos. No mesmo período também houve aumento no número de apreensões de armas e drogas. “A tendência é que os indicadores de criminalidade tenham queda com a intensificação do trabalho de polícia ostensiva e de investigação”, disse o titular da SSP.  O secretário também credita as ações integradas para reverter o quadro da criminalidade.

Ao final do encontro o secretário ouviu as sugestões, ideias e projetos trazidos pelos empresários grupo, se mostrou muito sensível às reivindicações apresentadas, colocando-se a inteira disposição para discutir as propostas e estreitar os laços da Segurança Pública com os setores empresarias da comunidade.

A reunião também contou com a participação do Delegado Gral da Polícia Civil, Marcos Guizoni; Coronel PM Renato Cruz Junior, Comandante da 1° Região Militar; Diretor de Polícia da Grande Florianópolis, Delegado Verdi Furlanetto; Presidente da Acif, Conselheiro Luciano Rossi Pinheiro; 1o. vice-presidente, conselheiro Rodrigo Rossoni, diretores, conselheiros e associados.

Fotos - Renato Gama