Secretaria de Estado de Segurança Pública

DIRETORIA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

PROFISSIONAL - DIFC

SEMINÁRIO UNIVERSIDADES COORPORATIVAS E ESCOLAS DE GOVERNO - SUCEG   e

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE DE UNIVERSIDADES E ACADEMIAS DA SEGURANÇA PÚBLICA - RUASP

O SUCEG tem como objetivo trazer ao Brasil as discussões sobre os modelos mais contemporâneos para a governança e gestão de universidades, aplicados às Universidade Corporativa e Escolas de Governo, que incluem institutos e academias corporativas e de governo.

Para tal, estarão presentes palestrantes de renome nacional e internacional para proporcionar aprendizado teórico e prático sobre os modelos representativos dos últimos estágios de evolução do sistema de educação corporativa: os modelos “Stakeholders University” e “Universidade Corporativa em Rede” (UCR).

Em paralelo às palestras e painéis de apresentações e debates, o SUCEG oferecerá seções de relato de experiências de Universidades Corporativas e Escolas de Governo; Oficinas para instrumentalizar a aplicação das práticas, técnicas e ferramentas dos novos modelos; rodada de negócios e parcerias para a formação de redes de aprendizagem; e ainda, disposição de resultados de pesquisas científicas sobre o tema.

O Seminário Internacional RUASP/SC tem como objetivo promover a discussão de modelos referência de Redes de Aprendizagem visando para a formação e institucionalização da Rede de Universidades e Academias da Segurança Pública no Estado de Santa Catarina, formada pelo Centro de Ensino da Polícia Militar - CEPM, pela Academia da Polícia Civil - ACADEPOL, pelo Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros - CEBM e pela Academia de Perícias - ACAPE. O RUASP/SC se propõe a criar o ambiente propício a seleção e compartilhamento de informações entre os diferentes partícipes da Rede para a formação de parcerias e ajuda mútua na busca de soluções de problemas comuns e aprimoramento da capacitação e formação voltados a segurança pública. As discussões dos painéis e o relato de experiência desta Rede será um bom exemplar dos desafios que as policiais enfrentam na integração de suas ações e, como as redes de aprendizagem poderão ser o caminho para a promoção do diálogo em prol da segurança pública.

A REDE RUASP SC é uma rica oportunidade para socializar os projetos das Universidades e Academias, com suas políticas, práticas e ferramentas propostas e dar início à melhoria da governança de instituições de ensino que oferecem programas educacionais para o desenvolvimento da segurança pública em nosso Estado. Nessa perspectiva, este evento vem de encontro a necessidade, não somente de avanço do conhecimento científico sobre os temas, mas que as Instituições de Ensino Superior relacionadas à SSP se conheçam e reconheçam em suas funções primordiais e semelhantes, ou seja, formar um profissional da segurança pública cada vez mais capacitado e treinado à sociedade catarinense.

Neste sentido, como uma iniciativa da Secretaria de Segurança Publica do Estado de Santa Catarina, através da Diretoria de Formação e Capacitação - DIFC, do Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN), o Programa de Pós-Graduação e Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a CAPES oferece este evento.

Os dois eventos SUCEG e RUASP foram idealizados pelo Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento (ENGIN), sendo uma realização do Programa de Pós-Graduação e Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a CAPES e a Secretaria de Estado da Segurança Pública - SC, tendo já conquistado o apoio da Academia Nacional da Policia Rodoviária Federal e da Escola da Advocacia Geral da União (AGU) seção Santa Catarina.

SUBMISSÃO DE ARTIGOS:

Site  SUCEG - RUASP:

GOVERNO DE SANTA CATARINA SECRETARIA

DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

40px

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Bloco C -  5º Andar - Bairro • Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000. • Tel. (48) 3665-8143